Foi anunciado na noite deste domingo (19) o formado do Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Santarém, no oeste do Pará. Este ano, pela segunda vez consecutiva por conta da pandemia da Covid-19, não haverá a tradicional procissão que reunia todos os anos cerca de 200 mil pessoas pelas ruas da cidade. A imagem oficial do Círio será conduzida pelas ruas em carro oficial da Diretoria. As procissões e romarias anunciadas na programação oficial do Círio também ocorrerão no mesmo modelo de condução da imagem.
Este ano, o tema da festa da Padroeira é “Maria, mãe de Jesus, esposa de José”. Nesse sentido, a Diretoria da Festa escolheu a Igreja de São José Operário, que fica no bairro de São José Operário, na grande área da Prainha, para a saída da condução da imagem. Toda a programação oficial do Círio será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (TV Encontro e Rádio Rural de Santarém, as transmissoras oficiais do Círio da Conceição) e pelas redes sociais oficiais da Festa. O trajeto oficial do Círio, bem como das demais romarias e procissões, será divulgado nas proximidades dos eventos.
De acordo com a Diretoria da Festa, no caso das romarias e procissões, elas serão realizadas a partir de uma nova proposta de trabalho: como procissões continuadas. Assim, a cidade será coberta com as bênçãos de Maria Santíssima.
Com relação ao tradicional Arraial da Festa, a programação continuará sendo realizada na Praça da Matriz, mas em menor porte, para que seja mantida a segurança sanitária do local.
Ainda de acordo com a Diretoria da Festa, foram analisados todos os cenários possíveis para que o Círio seja realizado da melhor forma para a evangelização. Mas, acima de tudo, foi preciso agir com responsabilidade com os fiéis, respeitando todos os protocolos sanitários e realizando um Círio seguro.
Toda programação da festa está condicionada à realidade sanitária vivida à época do Círio, podendo haver alteração de acordo com os protocolos vigentes.